sexta-feira, 1 de abril de 2011

Salseiro da minha infância

     Olá, meus queridos, antes de mais nada quero falar da alegria que tenho vivido nos últimos dias com o nascimento deste meu blog. Há  muito tempo não me sentia tão cheia de energia, tão motivada para a vida.    
     Sabem, andei pedindo a Deus nos últimos tempos para encontrar algo diferente em termos de realização, algo além do meu ofício, que desse  mais sentido a minha existência.   Eis que surge essa possibilidade com o blog, a de compartilhar com os outros minhas poesias ao invés de deixá-las empoeirando nas gavetas (como venho fazendo desde a adolescência). É  uma sensação inexplicável,  é como se eu sentisse o coração afagado por cada pessoa no momento que as le.
    Bom,  agradecendo a Deus por mais este  presente, é com orgulho que apresento a vocês um amigo de longa data... 


SALSEIRO DA MINHA INFÂNCIA

Já acenavas na beira da estrada quando nasci
Bendita mão que te plantou ali
No mesmo lugar onde feliz cresci
Subindo e descendo em ti

Num passado de indizível contentamento
Pássaros de penas multicores
Carreteiros viajores
Em tua sombra encontraram alento

Minha mãe da sala onde costurava
Nos tecidos pensamentos  alinhavava
Sentindo a mesma brisa que teus galhos agitava 

Num  triste dia de recordar
Vieram com ordem de tua vida ceifar
Tu impedias o progresso de passar
Quanto medo de te ver tombar
Mas te salvou meu pai,  por como eu te amar

E hoje, com teu tronco quase oco
Meio alquebrado pelo vento a soco
Inda suportas a fúria de algum temporal
Aguardando o dia que  por derradeiro ainda servirás
Para aquecer o frio de uma  noite invernal


           *****************


Eis aí o meu homenageado, em tempos idos e nos dias atuais, ainda guardando a nossa velha morada.



                     Ele a esquerda, no outono, quase sem folhas
Eu ao lado de meu companheiro no dia em que completei 15 anos


 
Nos dias de hoje, ainda forte e garboso no alto de seus  cinquenta e poucos anos



Eu (no capô), minha irmã Rosane (ao meu lado), minha mãe Wanda Marcos (na direção)  com os primos (da esquerda pra direita): Jeane, Juliano, Daniel, Alvarez,  Rosaura e Adroaldo (ao fundo), todos  a sombra de nosso frondoso salseiro

 

6 comentários:

  1. Amor da minha vida, verdadeira preciosidade tua poesia, digna do mais nobres escritores. As imagens nos remetem a um passado imensamente feliz. Que Deus continue a iluminar tua vida,e te de muita saúde, para que possamos compartilha-la juntos, por muitos e muito anos. Te amo
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Amor, não tenho palavras para agradecer teu incentivo de precursor nestes assuntos de blog, e isso tudo graças a essa tua inteligência brilhante e teu feeling para as coisas. Bom, como a nossa troca de elogios vai parecer suspeita, por questões óbvias, deixo o resto pra falar pessoalmente aqui em casa. Te amo

    ResponderExcluir
  3. AMADA minha..... Sabia que era advogada e espirita, mas não sabia que eras aprendiz de poeta. Alias, de aprendiz não tens nada!! POETA, sim!!! Parabens!!! Continues postando e eu continuarei espiando.... Bj imenso. TE AMO!!!

    ResponderExcluir
  4. Miriam, quero aproveitar para dizer aqui, de público o quanto te admiro como mulher, mãe, amiga e, também, como todo mundo sabe, protetora dos animais. Ser tua amiga, por mais de duas décadas, tem sido, antes de qualquer coisa, um grande prazer pra mim! Saiba que fiz este blog para pessoas assim como tu, que amam e não tem medo de se mostrar. Abraço com todo o carinho desta tua amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! que lindo Tia Val! antes eu tinha "passado" pelo blog assim bem rapidao, olhei as fotos e comentei na janta contigo. Mas agora li e bah, te juro, me emocoinei, que historia linda, linda, linda.. poetisa de grande sentimento, assim como todos os "poetas" escrevem O PROPRIO CORACAO. um grande beijo, te amo! linda! <3

    ResponderExcluir
  6. Marina, tu sabes da predileção que tenho por ti como sobrinha emprestada, talvez por que nascemos no mesmo dia, ou por teres a emoção a flor da pele como eu, não sei, afinidade é algo que não se explica, apenas se sente!
    Obrigada pelas tuas palavras! Te amo também!

    ResponderExcluir